Pages

O cachorro e o carteiro, uma luta sem fim

Se não fossem trágicas, seriam cômicas as batalhas travadas entre carteiros e cães. Mesmo em desenhos animados damos muitas risadas quando o cachorro morde o traseiro do pobre carteiro ou o entregador, mas isso pode se tornar um grande problema tanto para o dono quanto para seu cão.
Esse comportamento agressivo pode muitas vezes mudar de profissional. Não são raros os cães que detestam os medidores de água/luz, coletores de lixo, entregadores de pizza ou até mesmo aqueles garotos que colocam panfletos em nossos portões. É muito engraçado, mas conforme aumenta o número de pessoas que executam esses trabalhos e diversificam as formas de levar comodidade ao cliente, a ira dos cãezinhos abrange um número maior de trabalhadores que eles odeiam. Logo será necessário criar um sindicato para organizar os profissionais que os cães odeiam!
Brincadeiras à parte, temos que falar sobre os problemas que esse comportamento de hostilizar entregadores podem causar. O mais frequente é o risco de acidente, tanto o entregador quanto o cão podem se machucar seriamente nesse processo. Atualmente, muitas empresas e profissionais acionam judicialmente donos irresponsáveis por falta de guarda e cautela no caso de mordidas a esses trabalhadores.
Outro problema sério acontece no momento em que o cão tenta atacar essa pessoa, ela pode se machucar seriamente, pois a vontade é tanta de enxotar o animal que pode se enroscar nas grades, se cortar em proteção mal feita, furar-se em lanças ou ficar exposto e ser atingido por alguém maldoso.
Muitas pessoas me perguntam o porque desse comportamento por parte dos peludos, mesmo em cães muito dóceis. A resposta está no instinto de caça dos cães. O que ocorre sempre nesses casos é que todos os profissionais citados têm o mesmo comportamento de uma suposta caça, aparecem repentinamente, fazem muito barulho e depois fogem depressa. Isso é tudo que um cão precisa para ficar autoconfiante e com a vantagem de sempre o invasor fugir. Nosso corajoso "totó" tem a ideia que ele sozinho, com muitos latidos e cara de mau colocou para correr o invasor.
Agora você já sabe. O movimento dos entregadores, em geral, de aparecerem, fazer barulho e depois fugirem é o que estimula e dá autoconfiança aos nossos pequenos guardiões, por isso é importante não permitir que esse processo aconteça. Quando seu cão começar a latir mesmo sem ver o carteiro (isso acontece porque ele escuta outros cães darem o alarme que invasor está nas proximidades), seja firme com seu cão dizendo um sonoro "não" e mostrando insatisfação com essa atitude. Tire ele momentaneamente do local e só libere quando ele estiver calmo e não latir mais. Repita o processo toda vez que o problema começar e quando ele não mais latir você deve recompensá-lo com alguma coisa que ele goste muito.
É melhor ter um cão amigo do seu carteiro do que receber um aviso que você terá que buscar suas correspondências nos correios.


0 comentários:

Postar um comentário

Nosso Chat

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...